Importância de hábitos saudáveis na prevenção do câncer

No Dia Mundial de combate ao Câncer, Sesa reforça a importância da prevenção e promoção da saúde

Reflexão no Dia Mundial de Combate ao Câncer

A Secretaria de Saúde destaca hábitos saudáveis e diagnóstico precoce no combate ao câncer.

Comemorado anualmente no dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destaca que, atualmente, o câncer é a segunda maior causa de morte no mundo, o que torna a conscientização sobre hábitos saudáveis ainda mais crucial.

Aumento de Incidência e Dados Relevantes

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou novas estimativas de incidência de câncer no Brasil para o triênio 2026–2028, revelando que o país continua a registrar mais de 700 mil novos casos por ano. Para 2026, a expectativa é de que o Paraná registre 15.300 novos casos em homens e 15.350 em mulheres. Essa tendência de crescimento é preocupante e exige uma resposta robusta por parte das autoridades de saúde.

Entre os tipos de câncer mais frequentes, o câncer de pele não melanoma ocupa a liderança, representando 33% dos casos. Na sequência estão o câncer de mama e o de próstata, juntos somando mais de 30%. Os cânceres de cólon e reto aparecem em 10,4%, enquanto traqueia, brônquio e pulmão representam 6,8%. Esses dados evidenciam a necessidade de políticas públicas eficazes voltadas para a prevenção e o rastreamento.

Importância do Diagnóstico Precoce

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatiza que as estimativas são fundamentais para a formulação de políticas públicas e organização da Rede de Atenção à Saúde. Ele ressalta a importância do rastreamento do câncer de mama e do colo do útero, citando que em 2024, o Paraná participou da formulação das Diretrizes para o Rastreamento do Câncer de Cólon e Reto.

A prevenção é a chave para a redução dos casos de câncer, visto que até 50% dos cânceres são evitáveis. Fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição ao sol e uma dieta não saudável estão diretamente associados ao aumento da incidência da doença. A conscientização sobre esses fatores, especialmente no Dia Mundial de Combate ao Câncer, é fundamental para promover um estilo de vida saudável.

Ações e Mobilização da Rede de Saúde

O Dia Mundial de Combate ao Câncer também serve como um apelo à sociedade para a importância do diagnóstico precoce. A realização de exames preventivos como a mamografia e o preventivo do colo do útero são essenciais. Além disso, a vacinação contra a hepatite B e o HPV é uma estratégia eficaz para prevenção de alguns tipos de câncer.

Beto Preto reforça que toda a Rede de Atenção à Saúde está disponível para o rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer. “É vital que a população esteja atenta aos sinais de alerta e procure atendimento médico para realizar os exames de rastreamento necessários”, conclui o secretário.

Conclusão

Com um cenário preocupante e crescente, a luta contra o câncer exige a união de esforços entre governo, profissionais de saúde e sociedade civil. A promoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos são passos essenciais para garantir um futuro com menos casos da doença e mais qualidade de vida para todos.

Fonte: www.parana.pr.gov.br

Fonte: No Dia Mundial de combate ao Câncer, Sesa reforça a importância da prevenção e promoção da saúde

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: