Incêndio atinge barracões de escolas de samba no RJ

Reprodução / Centro de Operações e Resiliência Rio

Destruição total em barracões que preparavam alegorias para o Carnaval 2026

Incêndio de grandes proporções atingiu barracões de escolas de samba na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Na tarde desta quarta-feira (22), um incêndio de grandes proporções afetou os barracões de três escolas de samba na Zona Portuária do Rio de Janeiro, resultando na destruição total dos materiais que seriam utilizados para o Carnaval 2026. A Unidos do Jacarezinho, uma das agremiações atingidas, lamentou a perda e informou que o barracão estava destinado à confecção de alegorias, adereços e fantasias.

Destruição total

O barracão da Unidos do Jacarezinho ficou completamente destruído, sem deixar qualquer material intacto. O presidente da escola, Mattheus Gonçalves, expressou a gravidade da situação em uma nota oficial. Além da Unidos do Jacarezinho, o Acadêmicos de Vigário Geral também foi impactado, embora apenas uma parte do seu espaço tenha sido atingida.

Mobilização dos bombeiros

Cerca de 40 mil militares de seis quartéis do Corpo de Bombeiros foram mobilizados para controlar as chamas, que foram tão intensas que testemunhas relataram explosões durante o incêndio. A Defesa Civil está programando uma perícia no local para investigar as causas do incidente e determinar os danos.

Solidariedade e apoio

A Unidos do Jacarezinho agradeceu a solidariedade recebida de outras agremiações e dirigentes da Liga RJ, que se prontificaram a ajudar logo após o início do incêndio. O barracão, localizado na Via Binário do Porto, nº 288, no bairro Santo Cristo, não teve feridos, mas representa uma dura perda para a comunidade carnavalesca. Não há estimativas sobre os prejuízos financeiros até o momento.

PUBLICIDADE

Relacionadas: