Incertezas no mercado de soja e milho devido ao shutdown nos EUA

Volatilidade afeta negociações e colheita de grãos

Contratos futuros da soja e do milho apresentam forte volatilidade devido ao shutdown nos Estados Unidos, afetando colheita e negociações.

Contratos futuros da soja e do milho operavam com forte volatilidade nesta sexta-feira (3) na Bolsa de Chicago, devido ao avanço na colheita nos Estados Unidos e à ausência de dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) por conta do shutdown. A falta de acordo entre executivo e legislativo sobre o orçamento de 2026 gera incertezas nas negociações, especialmente nas interações comerciais com a China.

Impacto da falta de informações

A falta dos relatórios do USDA, essenciais para o mercado de commodities agrícolas, deixa os agentes em dúvida. Marcos Araújo, analista da Agrinvest Commodities, destaca que “o USDA é uma das principais fontes de informação do mercado”. A expectativa em torno do encontro entre Donald Trump e Xi Jinping também aumenta a cautela.

Apoio aos produtores

O governo dos EUA promete apoio financeiro aos produtores de soja afetados pela recusa da China em comprar o grão, conforme anunciado pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent. A situação atual demanda atenção redobrada dos agentes do mercado, que seguem monitorando a relação entre os dois países e as consequências do shutdown sobre a economia agrícola.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: