Impactos do IOF e cortes em subvenções afetam o setor
O mercado segurador deverá crescer apenas 1,9% em 2024, uma queda acentuada em relação à previsão anterior de 10,1%.
O mercado segurador deverá crescer apenas 1,9% em 2024, conforme previsão de entidades do setor, uma forte redução frente à estimativa anterior, de dezembro de 2024, de expansão de 10,1%. A nova projeção foi divulgada nesta terça-feira (4) pela CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras) e pela FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). A cobrança de IOF sobre o VGBL e os cortes na subvenção ao seguro rural são os principais fatores desta revisão negativa.
Impactos da cobrança de IOF
A nova regra, que impôs a alíquota de 5% para aportes acima de R$ 300 mil neste ano e acima de R$ 600 mil a partir de 2026, afetou o desempenho do segmento de previdência, que registrou queda de 15,2% nas contribuições entre janeiro e agosto de 2024. As entidades alertam que essa cobrança contraria os esforços para estimular a poupança de longo prazo, prevendo até uma queda de 19,4% na captação do produto em 2025.
Desafios no seguro rural
No que diz respeito ao seguro rural, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, destacou que, sem a subvenção, muitos agricultores não contratam seguros, o que os expõe a riscos climáticos e de mercado. Atualmente, apenas 2,3% dos 97 milhões de hectares plantados no Brasil possuem cobertura. A previsão é de que o seguro rural feche o ano com uma retração de pelo menos 2,7%. Entre janeiro e agosto deste ano, o setor arrecadou R$ 8,7 bilhões, o que representa uma queda de 6,7%.
Segmentos em crescimento
Apesar do cenário desafiador, alguns segmentos do mercado de seguros apresentam perspectivas positivas. O seguro para automóveis deve crescer 6,4%, enquanto o habitacional terá uma expansão projetada de 12,9%. O setor de risco de engenharia estima um aumento de 34,6%, e o seguro de vida deve ter um incremento de 11,6%. Essas áreas podem ajudar a mitigar os impactos negativos enfrentados pelo mercado segurador como um todo.