Obra de quase 52 km entre Lidianópolis e Manoel Ribas contará com R$ 558,5 milhões em investimentos
Governador Carlos Massa Ratinho Junior inicia restauração e ampliação da PRC-466, com investimentos de R$ 558,5 milhões.
Autorização para a restauração e ampliação da PRC-466
O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta quinta-feira (27) em Ivaiporã o início da restauração e ampliação de um trecho de quase 52 quilômetros da PRC-466, entre Lidianópolis e Manoel Ribas, no Vale do Ivaí. Este projeto representa um investimento de R$ 558,5 milhões, sendo um dos maiores em infraestrutura rodoviária na região.
Detalhes do projeto da PRC-466
A restauração da PRC-466 contempla a recuperação de 51,86 quilômetros da rodovia, incluindo 15,9 quilômetros de duplicação e 17,18 quilômetros de terceiras faixas. O projeto também prevê a construção de novas vias marginais e seis viadutos. Segundo Ratinho Junior, as intervenções fazem parte de um projeto contínuo de modernização do corredor rodoviário.
Importância para o desenvolvimento regional
O governador destacou que o investimento terá um impacto direto no desenvolvimento regional. Ele afirmou que a obra proporcionará mais segurança, capacidade de carga e fluidez ao trânsito, impulsionando o crescimento do Vale do Ivaí. A licitação para o próximo trecho, entre Ivaiporã e Mauá da Serra, deve ser publicada em breve, dando continuidade ao novo eixo de integração logística do Centro do Paraná.
Metodologia moderna na restauração
De acordo com o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o trecho será restaurado com o método whitetopping. Essa técnica utiliza o pavimento asfáltico existente como base para a nova camada rígida de concreto, aumentando a durabilidade da rodovia e reduzindo custos de manutenção. O secretário enfatizou que essa obra é crucial para atrair indústrias e gerar emprego na região.
Características da intervenção
A intervenção começará no distrito de Porto Ubá, em Lidianópolis, e incluirá o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí, passando por Jardim Alegre e Ivaiporã até o acesso à subestação de Furnas, em Manoel Ribas. A duplicação será concentrada nas áreas urbanas de Jardim Alegre e Ivaiporã. Os seis viadutos previstos atenderão pontos críticos de tráfego, melhorando a estrutura viária local.
Conclusão da licitação e cronograma
A licitação foi concluída pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) no dia 18 de novembro, com o Consórcio Construtor PR-466 – Porto Ubá como vencedor. O processo de construção utilizará o modelo de Contratação Integrada, com um prazo total de 1.020 dias, sendo 300 dias para a elaboração dos projetos e 720 dias para a execução das obras. O DER/PR acompanhará todas as etapas até a assinatura do contrato e início das intervenções.