Previsão do tempo e impactos nas regiões paranaenses
O mês de novembro se inicia no Paraná com previsão de chuvas e temperaturas mais baixas, especialmente nas regiões Centro e Leste.
O mês de novembro começa com tempo instável e chuva em praticamente todo o Paraná. Nesta quarta-feira (1), a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que os sistemas meteorológicos que vêm influenciando o Estado desde outubro continuarão atuando na primeira semana do novo mês, mantendo o cenário de chuvas frequentes e temperaturas mais baixas, especialmente nas regiões Centro e Leste, onde o frio tem sido mais intenso.
Previsão de chuvas e temporais
De acordo com o Simepar, a partir da segunda quinzena de novembro, a tendência é que o clima mude e o sol volte a predominar em boa parte das cidades paranaenses, trazendo dias mais quentes e estáveis. Até lá, no entanto, o Paraná deve continuar registrando chuvas persistentes e temporais isolados, resultado da combinação entre sistemas convectivos de média escala, que provocam chuvas com duração de 6 a 12 horas, e outro fenômeno atmosférico que vem prolongando a instabilidade nas últimas semanas.
Impactos nas regiões do estado
Outubro se despede nesta sexta-feira (31) com sol entre nuvens no Interior e tempo fechado entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, onde há chance de chuva leve nas áreas de serra. Os Campos Gerais, o Norte e a região Central também podem registrar temporais isolados. As temperaturas máximas devem chegar a 22°C no Leste e 27°C no Noroeste.
No primeiro dia de novembro, a instabilidade permanece. A previsão é de chuvas rápidas e localizadas à tarde na região Leste, enquanto no Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte, tempestades podem ocorrer desde as primeiras horas do dia, vindas de áreas de instabilidade formadas no Paraguai. A temperatura sobe um pouco na capital e arredores, alcançando 24°C.
Durante o feriado de Finados, no domingo (2), o tempo fica ainda mais carregado. A previsão indica chuva forte e contínua desde a madrugada até o meio da tarde em praticamente todo o Estado. Os maiores volumes de chuva, acima de 50 milímetros, são esperados nas regiões Oeste, Noroeste, Norte, Centro e Campos Gerais, com possibilidade de raios, granizo e rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h. As tempestades devem perder força à noite, quando as áreas de instabilidade se deslocam em direção a São Paulo. As temperaturas máximas caem um pouco, ficando entre 19°C e 22°C no Leste e até 25°C no Noroeste. Já as mínimas devem se manter próximas das registradas na última semana, sem grandes variações.