
Personagens marginais, negócios obscuros e relacionamentos familiares entram em cena no filme curta-metragem “Dinheiro Na Mão É Vendaval”, produção curitibana que ganha lançamento na Cinemateca de Curitiba no dia 3 de março. Estreia do jovem diretor Vitor Richter, a produção será exibida em dois horários, 19h30 e 20h30, com entrada franca.
“Dinheiro na Mão é Vendaval” é um filme de ficção dramática com estética realista. As filmagens foram feitas principalmente nos bairros do Juvevê, Centro e São Francisco, incluindo pontos tradicionais como o Bar do Dionísio e as ruas de pedra do Largo da Ordem. É neste meio urbano que o filme constrói um universo de poder, dinheiro e afeto, explorando atitudes perversas para finalidades boas, a decadência e também uma redenção que nunca chega.
O protagonista é Fino, vivido pelo ator Juan Augusto, um cobrador de agiota que domina as ruas com postura imponente e punho firme, enquanto tenta garantir um futuro melhor para a filha, Larissa, personagem de Marina Angela Balena. Quando seu chefe é preso e uma milícia toma o controle da região, ele vê seu poder ruir e é forçado a tomar decisões arriscadas para se manter vivo e relevante. Em meio a traições, cobranças e alianças perigosas, Fino tenta equilibrar ambição e paternidade num sistema em que ninguém perdoa e tudo tem um preço.
Com duração aproximada de 20 minutos, a obra transita entre o documental e o cinematográfico, como conta o diretor, que também assina o roteiro e dividiu a produção com Almir Malheiros. “Utilizamos diálogos secos, mise-en-scène crua e câmera nervosa para gerar uma tensão crescente, que, por sua vez, revela as contradições do protagonista e escancara as fragilidades do domínio da informalidade nos centros urbanos brasileiros”, conta Vitor Richter.
O diretor já tem experiência com vídeos publicitários e há três anos fundou sua própria produtora para empreender neste mercado. Da intimidade com as câmeras surgiu a vontade de partir para a ficção e, no ano passado, concluiu o curso de cinema do Centro Europeu. “Dinheiro na Mão É Vendaval” nasceu como trabalho de conclusão do curso, mas a produção ganhou corpo. “O projeto é expandir a trama para o formato de uma minissérie, cujo roteiro já escrevi”, conclui o diretor.
Equipe
Roteiro – Vitor Richter
Direção – Vitor Richter
Produção Executiva – Almir Malheiros e Vitor Richter
1 Assistente de Direção: Lucas Costin
Direção de Produção: Stephanie Souza
Assistente de Produção: Indiamara Harmatiuk
Casting: Ana Karolina Alves
Direção de Arte: Nyndye Mueller
Assistentes de Arte: Isabella Tedescki da Silva; Arthur Santos; Sergio Vieira;
Figurino: Pedro Vendramini
Direção de Fotografia: Bruno Cezar
Assistentes de Fotografia: Kayky Carmaci; Ivan Graphics; Matheus Cantarelli
Edição: Vitor Richter
Making Of: Renato Augusto
Elenco principal
Fino — Juan Augusto
Larissa – Marina Angela Balena
Dimas – Leandro Oliveira
Domingues – Patrick Holmer
Zoio – Marcelo Deus
Bacuri – William de Lara
Pastor – Francisco Dresch
Motoboy – João Henrique dos Santos
Mafioso – Caio Rebellato
Lançamento do curta-metragem “Dinheiro na Mão É Vendaval”
Quando: dia 3 de março de 2026 (terça-feira), com duas sessões: 19h30 e 20h30.
Duração: 20 minutos
Entrada: franca, por ordem de chegada.
Local: Cinemateca de Curitiba
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco, Curitiba – PR

