Soluções acessíveis podem impulsionar a competitividade no Brasil
Inteligência artificial se torna essencial para microempreendedores no Brasil, ajudando a otimizar processos e aumentar a competitividade.
Atrair clientes e manter competitividade são desafios enfrentados pelos 12,5 milhões de microempreendedores individuais (MEI) no Brasil. Em 3 de outubro de 2023, a inteligência artificial (IA) se destaca como uma solução acessível que pode ajudar a mudar esse cenário. Segundo Rodrigo Bidinoto, diretor global de vendas da ActiveCampaign, a tecnologia pode gerar uma economia de até 57% no tempo dos profissionais e de 36% em custos operacionais.
A importância da IA no marketing
Bidinoto enfatiza que ignorar a IA é perder produtividade e relevância. As pequenas empresas já veem um crescimento no uso de ferramentas de IA, com 58% adotando essa tecnologia nos Estados Unidos em 2025, um aumento expressivo em comparação aos 23% de 2023. “Quem não utilizar, perderá espaço para quem aplica a solução oferecendo experiências mais rápidas e personalizadas”, afirma.
Benefícios da automação
A automação de rotinas, segundo levantamento da ActiveCampaign, pode resultar em uma economia média de 50 horas mensais e até R$ 25 mil em produtividade para pequenas e médias empresas (PMEs). Isso não apenas acelera processos operacionais, mas também melhora a experiência do cliente ao possibilitar um atendimento mais humano e personalizado.
Ferramentas recomendadas
Bidinoto sugere três ferramentas que podem proporcionar escala, personalização e inteligência:
- ChatGPT: para gerar ideias e textos personalizados.
- Canva Magic Studio: para criar materiais visuais de alta qualidade.
- ActiveCampaign: para automatizar e-mails e CRM com recursos de IA preditiva.
Para aproveitar ao máximo essas ferramentas, os empreendedores devem ter objetivos claros e monitorar constantemente o que está funcionando em suas estratégias.