PARTICIPE DA ENQUETE

Alexandre Curi

Em quem você votaria para Governador(a) do Paraná em 2026?

Inverno de 2025 foi o mais frio no Paraná

Temperaturas abaixo da média e chuvas irregulares marcaram a estação

O inverno de 2025 se despediu nesta segunda-feira (22), apresentando temperaturas abaixo da média e chuvas irregulares no Paraná.

O inverno de 2025 se despediu nesta segunda-feira (22) com a sensação de dever cumprido no Paraná: de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), as temperaturas ficaram dentro ou abaixo da média em todas as regiões desde o início do período em 20 de junho. A irregularidade das chuvas também foi notável, com junho apresentando volumes acima da média, enquanto julho e agosto mostraram uma diminuição significativa nas precipitações.

Temperaturas registradas

Em 2025, as estações meteorológicas do Simepar registraram 59 temperaturas abaixo de 0ºC em 26 cidades. O dia 25 de junho foi o mais frio do ano, com a temperatura mais baixa registrada em General Carneiro: -7,8°C. Curitiba, por sua vez, atingiu -0,3°C, a primeira temperatura negativa na capital desde julho de 2021. Durante o mês de julho, a temperatura mais baixa foi registrada em General Carneiro, que marcou -3,4°C no dia 30, enquanto a mais alta foi em Loanda, com 33,2°C no dia 27. A capital paranaense experimentou um longo período de 83 horas com temperaturas abaixo dos 10°C.

Chuvas irregulares

As chuvas foram irregulares durante o inverno no Paraná, com junho apresentando a maioria das cidades registrando volumes acima da média histórica. Em São Miguel do Iguaçu, por exemplo, choveu 387,4 mm, superando em 277,4 mm a média histórica. Em contraste, em julho, apenas oito estações meteorológicas atingiram ou ultrapassaram a média histórica. A cidade que menos choveu em julho foi Telêmaco Borba, com apenas 11,8 mm, 82,7 mm a menos que a média esperada. Já em agosto, a irregularidade continuou, com apenas 19 das 50 estações meteorológicas ultrapassando a média acumulada de chuvas.

Alertas de geada

O serviço Alerta Geada, que começou em maio, emitiu 28 alertas durante o inverno, com destaque para General Carneiro, que registrou seis dias consecutivos de geada em agosto. O Alerta Geadas é um serviço do Simepar em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), que informa a previsão de geadas para a população e agricultores. O inverno de 2025 no Paraná se destacou pela amplitude térmica e pelas temperaturas extremas, marcando um contraste significativo com os invernos mais quentes dos anos anteriores.

PUBLICIDADE

Relacionadas: