Iniciativa visa apoiar lideranças locais com propostas sustentáveis em diversas regiões do Paraná
Chamamento público busca apoiar iniciativas que fortaleçam cadeias de valor no Paraná até 25 de novembro.
Invest Paraná lança chamamento público para bioeconomia
A Invest Paraná lançou o Chamamento Público Bioeconomia em Movimento, que visa fortalecer a bioeconomia paranaense. Este edital busca identificar e apoiar propostas de lideranças locais que contribuam para o desenvolvimento das cadeias de valor, conforme estabelecido no Programa de Vocações Regionais Sustentáveis (VRS). As iniciativas selecionadas participarão de um ciclo de desenvolvimento abrangendo validação, apoio técnico e capacitação. As inscrições para o chamamento estão abertas até 25 de novembro no site do programa.
Objetivos do edital e o papel das lideranças locais
Bruno Banzato, gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, destaca que o VRS, em atividade desde 2021, possui uma expertise acumulada em projetos de impacto local. “Queremos oferecer todas as ferramentas acumuladas para as lideranças locais, pois são elas que conhecem melhor o território e podem indicar os melhores caminhos para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região”, afirma.
O edital tem como um de seus principais objetivos ampliar as atividades previamente realizadas nas comunidades. Banzato ressalta a intenção de trabalhar em ciclos de desenvolvimento, oferecendo assessoria técnica às propostas apresentadas pelas lideranças. “Esse trabalho visa estimular novas lideranças e promover um crescimento orgânico das iniciativas, aumentando a autonomia dos participantes das cadeias de valor”, explica.
Processo simplificado para inscrições
Um dos diferenciais do chamamento é a simplificação do processo para os candidatos. A ideia é garantir que propostas genuínas, representativas da população-alvo, sejam selecionadas. “Trabalhamos em propostas simplificadas, mas claras em seus objetivos, para recebermos candidaturas de agricultura familiar, turismo comunitário e outros aspectos da bioeconomia”, afirma Banzato.
Inscrições e requisitos
Entidades privadas sem fins lucrativos, cooperativas, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, pesquisa e extensão, startups e empresas de base tecnológica podem se candidatar até 25 de novembro. Também são aceitos consórcios intermunicipais relacionados ao escopo do chamamento. Até seis inscritos que atendam aos requisitos serão selecionados, com a seleção ocorrendo em seis etapas, incluindo uma entrevista presencial marcada para 3 e 4 de dezembro.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente online pelo site da Invest Paraná. Para esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail vrsparana@investpr.org.br.



