Ross Gerber levanta questões sobre a negociação do pacote de um trilhão de dólares da Tesla
Ross Gerber critica o novo pacote salarial de Elon Musk e levanta dúvidas sobre a negociação com o conselho da Tesla.
Ross Gerber, cofundador da Gerber Kawasaki, levantou sérias preocupações sobre o novo pacote salarial de um trilhão de dólares de Elon Musk, CEO da Tesla Inc. (NASDAQ:TSLA). Em um post na rede social X na terça-feira, Gerber descreveu o acordo como “insanidade” e questionou a autonomia do conselho da Tesla na negociação desse valor exorbitante. “Obviamente, o pacote salarial é uma insanidade. Alguém no BOD [Conselho de Administração] realmente negociou com Elon? Duvido”, disse ele.
Questões sobre a negociação
Gerber também expressou sua preocupação sobre a influência de Musk sobre o conselho da Tesla, sugerindo que a diretoria não é verdadeiramente “independente” do CEO. Ele alertou que essa situação poderia resultar em mais litígios caso o pacote seja aprovado. A International Shareholder Services (ISS), uma firma de assessoramento de acionistas, se opôs ao novo pacote salarial de Musk, enquanto a CEO da ARK Invest, Cathie Wood, reiterou seu apoio.
Expectativas para a Tesla
Além disso, Gerber compartilhou suas expectativas sobre a chamada de resultados do terceiro trimestre, prevista para quarta-feira. Ele previu que a administração tentaria desviar a atenção dos investidores para outros tópicos, como veículos autônomos, em vez de focar nas vendas decepcionantes de veículos elétricos. “Esperamos muitas conversas sobre o futuro para tentar fazer os investidores focarem em táxis e robôs, para não olhar para o negócio de EV em deterioração”, afirmou.
Desafios do sistema de direção autônoma
Gerber também mencionou a necessidade urgente de melhorias no sistema de direção autônoma da Tesla, prevendo um “momento crítico” para a tecnologia. Com a pressão crescente da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que investiga várias infrações de trânsito envolvendo veículos com o sistema de FSD, o futuro do projeto está em jogo. Atualmente, mais de 2,88 milhões de veículos da Tesla estão sob investigação.
O valor de mercado da Tesla está próximo de US$ 1,4 trilhões, superando o combinado de seus três maiores concorrentes, que totalizam cerca de US$ 540 bilhões.