Investimentos climáticos com enfoque de gênero já são adotados por mais de 150 fundos

Relatório revela o crescimento de estratégias de investimento que integram gênero e clima

Mais de 150 fundos globais estão adotando estratégias de investimento que integram gênero e clima.

Mais de 150 fundos globalmente estão utilizando uma estratégia de investimento climático que integra gênero, segundo um relatório recente da Heading for Change. Esses fundos demonstram como a inclusão de gênero pode levar à inovação e ao desenvolvimento sustentável.

A evolução do investimento climático

Esses fundos, que operam em regiões como América Latina, África, Norte da América, Sudeste Asiático e Europa, estão buscando impactar positivamente vidas e ambientes. Um exemplo é o KawiSafi Ventures, focado em estratégias de descarbonização na África Subsaariana, que visa beneficiar 50 milhões de pessoas e reduzir 50 milhões de toneladas de CO2.

A importância do enfoque de gênero

O relatório ressalta que a maior parte do capital climático ainda flui para empresas lideradas por homens em países ricos. No entanto, a Heading for Change incentiva a adoção de uma estratégia de gênero, afirmando que essa abordagem ajuda a identificar riscos e soluções que poderiam passar despercebidos. A organização enfatiza que “não se trata de apenas cumprir uma exigência, mas de investir de forma eficaz e resiliente”.

Desafios e oportunidades

Uma pesquisa de 2022 revelou que 99% do financiamento climático era “desatento ao gênero”. Segundo a Heading for Change, são necessários US$ 100 trilhões em financiamento climático até 2050 para alcançar as metas globais de neutralidade de carbono. A inclusão de equipes de investimento equilibradas em gênero pode gerar retornos 10% a 20% superiores e reduzir perdas.

Conclusão

À medida que a urgência da ação climática aumenta, cresce a consciência de que um futuro de baixo carbono e equitativo requer novas formas de investimento. As estratégias com enfoque de gênero estão criando novas oportunidades de investimento, promovendo resiliência e melhores resultados climáticos.

PUBLICIDADE

Relacionadas: