O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA) apresentou um aumento significativo de 2,8% em agosto, impulsionando a inflação no setor. O levantamento aponta que este desempenho foi generalizado, com todos os grupos de produtos registrando elevações nos preços.
O IPPA-Grãos teve um aumento de 1,5%, enquanto o IPPA-Pecuária subiu 1,3%. O maior destaque ficou com o IPPA Hortifrutícolas, que disparou 24,4%. Já o IPPA-Cana-Café apresentou alta de 4,9%.
Em contraste, o Índice de Preços por Atacado de Produtos Industriais (IPA-OG-DI) demonstrou estabilidade, com uma leve queda de 0,1% no mesmo período. Essa diferença indica que os preços dos produtos agropecuários mostraram uma dinâmica diferente em relação aos produtos industriais na economia.
No cenário internacional, os preços dos alimentos convertidos em Reais tiveram uma ligeira retração de 0,9%. Esse recuo é atribuído à combinação da desvalorização do dólar frente ao Real (-1,5%) e do aumento dos preços internacionais dos alimentos (0,6%).
Ao comparar o acumulado do ano, o IPPA registra um expressivo avanço de 15,2%. Esse aumento é resultado das altas significativas nos grupos IPPA-Grãos (6,6%), IPPA-Pecuária (24,5%) e IPPA-Cana-Café (25,2%). O IPPA-Hortifrutícolas, por sua vez, apresentou uma queda de 14,1% no mesmo período. O IPA-OG-DI teve alta de 4,5%, enquanto os preços internacionais dos alimentos convertidos em Reais subiram 9,3%.