Jak Crawford marca o tempo mais rápido em teste de pneus da F1

Steven Tee

O piloto da Aston Martin se destacou em teste no Abu Dhabi com pneus de 2025.

Jak Crawford é o destaque do teste de pneus da F1 em Abu Dhabi.

Jak Crawford brilha no teste de pneus da F1 em Abu Dhabi

Neste teste de pneus da F1 realizado em Abu Dhabi, Jak Crawford, piloto da Aston Martin, estabeleceu o tempo mais rápido do dia, com 1m23.766s, enquanto outras equipes, como Mercedes e Ferrari, avaliaram novos sistemas para as mudanças aerodinâmicas de 2026.

As equipes tinham permissão para desenvolver sistemas que simulassem as alterações de desempenho que resultarão das novas aerodinâmicas ativas, que reduzirão o arrasto em trechos retos e aumentarão a downforce em curvas. Mercedes e Ferrari foram as únicas equipes a apresentarem mudanças visíveis em suas asas dianteiras, permitindo que ambas não fossem limitadas pela velocidade de 300 km/h imposta para os testes, garantindo dados mais representativos para 2026.

O dia contou com apenas uma bandeira vermelha, causada pelo reserva da Haas, Ryo Hirakawa, que perdeu o controle e colidiu no Turno 1. A presença do novo campeão mundial, Lando Norris, marcou o evento com seu novo capacete dourado, resultante de sua vitória no último domingo. Ele completou 71 voltas durante a sessão matinal, antes de passar o carro para Oscar Piastri na parte da tarde.

O teste também viu Charles Leclerc e Lewis Hamilton representando a Ferrari, enquanto a Williams utilizou Carlos Sainz e Alex Albon. A equipe da Sauber deu tempo de pista a Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto. A Haas, após um início promissor com Ollie Bearman, teve uma tarde problemática, com Esteban Ocon conseguindo apenas quatro voltas devido a problemas no motor.

O piloto Isack Hadjar teve um dia produtivo com a Red Bull, testando pneus antes de sua promoção para a equipe em 2026. A Red Bull foi a única equipe a usar seus dois carros completos, com Liam Lawson participando das funções de teste de pneus.

Crawford, com seu desempenho em um carro não modificado, ficou quase um segundo à frente de Paul Aron da Sauber e Luke Browning da Williams, que completaram o pódio do dia. Kimi Antonelli, da Mercedes, também teve um bom desempenho com 157 voltas e o sexto tempo do dia, à frente de Pato O’Ward, que também acumulou experiência ao dirigir para a McLaren.

Mario Isola, chefe de esportes da Pirelli, comentou sobre a importância deste teste para as equipes, afirmando que era uma ótima oportunidade para compreender melhor as características dos novos pneus de 2026. Os engenheiros puderam analisar o desempenho dos compostos e a degradação, que são fundamentais para desenvolver estratégias para a próxima temporada.

O teste não só ajudou as equipes a se prepararem para as novas especificações dos pneus, mas também a entender melhor como cada um dos compostos reage em diferentes situações de corrida. A expectativa agora é pela apresentação oficial dos pneus em ação no próximo teste em Barcelona, no final de janeiro.

Fonte: racer.com

Fonte: Steven Tee

PUBLICIDADE

VIDEOS

TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: