Janja celebra COP30 no festival Global Citizen em Belém

A primeira-dama Janja no festival Global Zitizen  • Claudio Kbene

Primeira-dama representa Lula em evento que marca início das atividades da conferência

Janja Lula da Silva participou do festival Global Citizen em Belém, representando o presidente Lula e celebrando a cultura amazônica.

Neste sábado (1º), a primeira-dama Janja Lula da Silva participou do festival Global Citizen: Amazônia Viva, evento que marcou o início oficial das atividades da COP30, em Belém. Representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Janja discursou diante de milhares de pessoas, ao lado das ministras dos Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Importância da Amazônia para o mundo

Janja destacou a importância da floresta e da cultura amazônica para o mundo. “Dizem que a Amazônia é o pulmão do planeta. Eu prefiro dizer que a Amazônia é o coração do planeta. O coração que pulsa no peito dos seus quase 50 milhões de habitantes”, afirmou. Durante o discurso, a primeira-dama ressaltou que a Conferência do Clima da ONU, que acontece neste mês, vai permitir ao mundo conhecer a verdadeira Amazônia — diversa, viva e culturalmente rica. “Quando chegarem à Amazônia para participar da COP30, os líderes mundiais vão conhecer de verdade a nossa cultura. Vão entender que a divisão entre humanidade e natureza não faz sentido. Debaixo de cada árvore há uma mulher, há um homem ou uma criança”, declarou.

Carinho especial pelo Pará

Janja também demonstrou carinho especial pelo Pará, estado que sediará a conferência. “Eu aprendi a amar o Pará. Eu aprendi a amar a gastronomia do estado. Eu aprendi a dizer ‘feliz Círio’. E hoje eu vou dizer ‘feliz COP30’ para todos”, disse, em referência às tradições culturais e religiosas locais.

Agenda oficial de Lula

Enquanto a primeira-dama representava o governo no palco do Global Citizen, o presidente Lula estava em Belém cumprindo uma extensa agenda oficial, que inclui reuniões com autoridades locais, inaugurações de obras e encontros preparatórios para a conferência. O festival reuniu artistas nacionais e internacionais em um espetáculo que celebrou a floresta e os povos da região, com apresentações de Chris Martin da banda Coldplay, Charlie Puth, Anitta, Gaby Amarantos, além de participações de lideranças indígenas e representantes de movimentos socioambientais.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: