Jiu-Jitsu é reconhecido como patrimônio cultural de Curitiba

Vereador propõe semana dedicada à arte marcial na cidade

Projeto de lei busca valorizar o Jiu-Jitsu como parte da identidade curitibana.

Valorizar o Jiu-Jitsu como expressão da identidade curitibana é o objetivo de um projeto de lei apresentado pelo vereador João da 5 Irmãos (MDB), que propõe instituir a Semana Municipal do Jiu-Jitsu e o reconhecimento da arte marcial como Patrimônio Esportivo e Cultural Imaterial de Curitiba. A data será comemorada anualmente na semana que incluir o dia 14 de setembro, nascimento do mestre Carlos Gracie (1902–1994).

Proposta e implementação

A proposta trazida à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) insere a comemoração no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba e autoriza o Executivo a incentivar ações, competições e exibições durante todo o ano. O projeto também permite que entidades esportivas e organizações sociais solicitem apoio do poder público para promover atividades relacionadas à arte marcial.

Importância na educação

Além disso, o projeto determina que a prática do Jiu-Jitsu possa ser trabalhada de forma transversal no currículo das escolas municipais, com a participação de profissionais da área. As comemorações poderão ocorrer por meio de audiências públicas ou reuniões especiais na CMC.

Justificativa e impactos

Na justificativa, o vereador destaca que o objetivo é reconhecer o Jiu-Jitsu como parte da cultura curitibana e promover saúde física e mental, incentivando a prática entre crianças e jovens. O texto também prevê parcerias com instituições públicas e privadas, com apoio das secretarias municipais de Esporte, Educação e Cultura. O projeto, protocolado em 4 de agosto de 2025, está em análise das comissões temáticas da CMC.

PUBLICIDADE

Relacionadas: