Jojo Todynho, conhecida influenciadora digital, revelou aos seus seguidores que passará por uma alectomia, uma cirurgia plástica no nariz. A decisão vem após a transformação física da artista, que notou uma desarmonia facial com o emagrecimento. O objetivo, segundo Jojo, é promover uma sutil harmonização, mantendo suas características.
A alectomia, como explica o cirurgião plástico Wendell Uguetto, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é um procedimento focado em estreitar o nariz. “É feita com a retirada de uma porção da região alar, que é aquela região da dobrinha da lateral do nariz, e com isso você consegue fechar um pouco o nariz de frente”, detalha Uguetto. A cirurgia é mais indicada para pessoas que possuem o nariz mais largo.
Apesar de ser parte da rinoplastia, a alectomia é um procedimento mais simples. Enquanto a rinoplastia abrange diversas intervenções para remodelar o nariz, a alectomia se concentra especificamente na redução das narinas. Jojo tranquilizou os fãs, afirmando: “amo meu nariz, não tenho o nariz feio, não vou virar uma LaToya Jackson… não é nada disso!”.
Contudo, o especialista Wendell Uguetto alerta para os riscos, especialmente se o procedimento for realizado por profissionais não qualificados. Uma alectomia exagerada pode comprometer a função respiratória. “Já peguei vários pacientes que fizeram a alectomia em consultórios de odontologia. E a alectomia muito exuberante, em que você obstrui muito a entrada nasal e atrapalha muito a parte respiratória”, adverte o médico.
A boa notícia é que a recuperação da alectomia costuma ser mais rápida e simples do que a de uma rinoplastia completa. “A alectomia você vai ter uma incisãozinha lateral e no dia seguinte você pode voltar aos trabalhos e depois de uma semana fazer atividade física”, explica o cirurgião. Em contraste, a rinoplastia exige maior tempo de repouso e o resultado final pode levar até um ano para ser totalmente visível.