Na delegação brasileira há ainda dois Desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, servidores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Professores e Pesquisadores de São Paulo e do Ceará, dentre outros
O Advogado e Professor Luiz Gustavo de Andrade, Diretor da Escola Paranaense de Direito e Vice-Presidente da Conferência da América Latina de Organismos Eleitorais da Transparência Eleitoral, coordena o grupo de juristas e pesquisadores de Curitiba que integram a delegação brasileira que acompanhará as eleições presidenciais de Portugal. Além de Luiz Gustavo, o grupo de curitibanos é composto por Guilherme Isfer Garcia (advogado), Larissa França (assessora do Ministério Público de Contas do Paraná), Leticia Coradim (advogada) e Luslayra Valichi (advogada). Todos são pesquisadores vinculados à Escola Paranaense de Direito.
Na delegação brasileira há ainda dois Desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, servidores da Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Professores e Pesquisadores de São Paulo e do Ceará, dentre outros.
As eleições presidenciais ocorrerão no domingo dia 18 de janeiro de 2026 e é uma das mais disputadas da história de Portugal com cinco candidatos empatados tecnicamente. Portugal vive um semi-presidencialismo, sendo o Presidente o Chefe de Estado e o Primeiro-Ministro o Chefe de Governo.
A delegação brasileira de Observadores Eleitorais se unirá à Missão em Portugal no dia 15 de janeiro, a qual conta com autoridades eleitorais, especialistas, acadêmicos, agentes públicos da Argentina, da Itália, da Espanha e dos Estados Unidos.
Fonte e foto: Assessoria de Imprensa.
