Justiça Federal suspende multas em pedágios free flow da Dutra em SP

Divulgação

Decisão liminar proíbe multas enquanto não houver nova determinação judicial

Justiça Federal de Guarulhos suspende multas em pedágios free flow na Dutra após pedido do MPF.

A Justiça Federal de Guarulhos determinou a suspensão de multas aplicadas a veículos que passarem por pedágios do sistema “free flow”, que realiza a cobrança automaticamente, na Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos (SP). A decisão foi proferida pela 6ª Vara Federal de Guarulhos, nesta quinta-feira (23). A medida veio após um pedido do MPF (Ministério Público Federal) e tem caráter liminar. O MPF contesta a validade das multas impostas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e da União.

Multas e penalidades suspensas

O documento suspende as penalidades previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro): multa no valor de R$ 195,23 e a adição de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, a Justiça proíbe os órgãos federais de multar os motoristas que passarem pelos pórticos do sistema sem efetuar o pagamento, até que uma nova decisão judicial seja proferida.

Falhas no sistema free flow

No pedido, o MPF apontou falhas no sistema do projeto-piloto da ANTT, conhecido como Sandbox Regulatório, como um dos argumentos para a suspensão. Um dos apontamentos seria a dificuldade na identificação das placas dos veículos. A Justiça se baseou na possível inconstitucionalidade e ilegalidade das normas, além do risco de que os usuários recebam multas desproporcionais e ilegítimas, por conta das falhas no sistema.

O que é o sistema free flow

O sistema de “free flow” possibilita que os condutores passem pelos pontos de cobrança sem necessidade de parada. Isso proporciona maior fluidez no trânsito, mas levanta questões sobre a eficácia do sistema de cobrança e a legalidade das multas aplicadas.

*Sob supervisão de Tonny Aranha

PUBLICIDADE

Relacionadas: