Decisão encerra processos que barravam a construção da ponte
A Justiça do Paraná homologou todas as vitórias do governo em processos contra a construção da Ponte de Guaratuba, encerrando entraves judiciais que atrasavam a obra.
Na terça-feira (14), o governador Ratinho Junior (PSD) anunciou que a Justiça homologou todas as vitórias do Governo do Paraná em processos que tentavam barrar a construção da Ponte de Guaratuba, uma das obras mais aguardadas e emblemáticas do Estado. Com a decisão, todos os entraves judiciais que atrasavam o andamento do projeto foram encerrados. A ponte deve ser inaugurada em abril de 2026 e está mais de 70% concluída.
“Hoje está sendo feita uma homologação em que se encerram todos os processos contra a Ponte de Guaratuba. Foram mais de 35 processos, quase 40, daqueles que não queriam que saísse. Mas, graças a Deus, vencemos as etapas e acabamos com todos os processos, dando a vitória ao Estado”, afirmou Ratinho Junior ao celebrar a decisão.
Importância da decisão
Segundo o governo, o processo de judicialização da obra se arrastava havia anos, envolvendo contestações ambientais, licitatórias e de execução. Todas as ações foram julgadas improcedentes, consolidando o entendimento favorável ao Estado e à continuidade das obras, que estão em ritmo acelerado no litoral paranaense.
Impacto da Ponte de Guaratuba
A Ponte de Guaratuba, que vai ligar os municípios de Matinhos e Guaratuba, é considerada estratégica para o desenvolvimento regional. O empreendimento facilitará o tráfego entre as duas cidades, hoje dependente da travessia de ferry boat, e deve impulsionar o turismo e a economia local, especialmente durante o verão.
Próximos passos
“A Ponte de Guaratuba é uma conquista do povo paranaense. Vencemos todas as batalhas jurídicas e agora seguimos firmes para entregar essa grande obra, que vai transformar o litoral do nosso Estado”, ressaltou o governador. A construção segue sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e tem previsão de conclusão em 2026.