La Niña deve se fortalecer em novembro no Brasil

Fenômeno influencia chuvas e temperaturas

Em novembro, o Brasil deve sentir os efeitos do fenômeno La Niña, com chuvas e temperaturas abaixo do esperado.

No mês de novembro, o fortalecimento do fenômeno La Niña deve favorecer a formação de chuva no Brasil, especialmente no fim do mês. As temperaturas devem ficar entre a média e até abaixo do esperado para esta época do ano. A primavera de 2025 termina em 21 de dezembro, quando se inicia o verão.

Perspectivas climáticas

Durante o mês, o país terá a passagem de frentes frias e áreas de instabilidade, trazendo umidade e temperaturas mais baixas, afetando regiões como Sul, Sudeste, parte do Centro-Oeste e Mato Grosso do Sul. No interior, a chuva permanecerá irregular, mas tende a aumentar gradativamente ao longo do mês.

Chuvas concentradas

As chuvas mais volumosas devem se concentrar no Espírito Santo, norte de Minas Gerais, norte de Goiás e Mato Grosso. Algumas áreas do interior do Nordeste podem ter chuvas mais recorrentes, especialmente na segunda quinzena de novembro. Na região Norte, não há previsões de grandes mudanças até o momento.

Primeiros dias de novembro

Os primeiros dias de novembro também serão marcados por chuvas e temperaturas amenas em São Paulo, com precipitações mais intensas previstas para o domingo (2), dia de Finados, e na terça-feira (4). As máximas nesta primeira semana devem ficar em torno dos 20ºC.
O La Niña, que resulta no resfriamento das temperaturas da superfície do Pacífico equatorial, provoca alterações na circulação atmosférica tropical, afetando ventos, pressão e padrões de chuva. Embora anos sob influência do La Niña sejam geralmente mais frios, as mudanças climáticas têm alterado as características desses fenômenos.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: