Lançamento do projeto Geração Professor discute déficit de docentes no Brasil

Lucas Fermin

Iniciativa busca inspirar jovens e fortalecer o magistério

Em Curitiba, o projeto Geração Professor visa enfrentar a falta de docentes no Brasil, que pode chegar a 235 mil até 2040.

Em Curitiba, nesta terça-feira (14), o lançamento do projeto Geração Professor abordou a questão do déficit de professores no Brasil, que pode chegar a 235 mil até 2040. A iniciativa visa inspirar jovens e fortalecer o magistério, sendo idealizada pelo Instituto Destino Brasil em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

O evento, realizado no ginásio da PUCPR, reuniu mais de 700 estudantes de Magistério de diversas regiões do Paraná. Participaram de palestras sobre a educação no Brasil, receberam orientações sobre diversas áreas de licenciatura e realizaram um tour pelo campus da universidade. “O Brasil precisa de uma nova geração de educadores que se reconheçam como agentes de transformação. A docência é uma vocação, mas também precisa de incentivo e reconhecimento”, afirma Ademar Batista Pereira, presidente do Instituto Destino Brasil.

Desafios no magistério e oportunidades de formação

As disciplinas que mais enfrentam a escassez de profissionais são Matemática, Física e Química, e o Geração Professor busca estabelecer estratégias para valorizar a carreira docente. Nesse contexto, a PUCPR apresentou o programa Bolsa Magistério, que oferece 50% de desconto em licenciaturas como Filosofia, História, Letras, Pedagogia e Ciências Sociais, e 60% de desconto em cursos de Matemática, Física e Química, a partir da segunda mensalidade.

Impacto da falta de professores na educação

César Candiotto, decano da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, destacou que a carência de professores impacta a qualidade do ensino e limita o potencial de desenvolvimento educacional do país. O projeto Geração Professor visa, portanto, não apenas aumentar o número de educadores, mas também melhorar a formação e valorização dos mesmos, essencial para a transformação do cenário educacional brasileiro.

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