Lavrov critica Ocidente e defende segurança eurasiana

m colorida de Sergey Lavrov na ONU -Metrópoles

Ministro russo fala sobre negociações e segurança na Eurásia

Em Minsk, Lavrov afirmou que Ocidente não está pronto para negociações em igualdade com a Eurásia.

Em Minsk, no dia 28 de outubro de 2025, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que o Ocidente, especialmente os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), “não está preparado para negociar em pé de igualdade” com os países da Eurásia. A declaração foi feita após a sessão plenária de alto nível da III Conferência Internacional de Minsk sobre Segurança Eurasiática.

Segurança e parcerias na Eurásia

Lavrov destacou que o Kremlin está promovendo a iniciativa do presidente Vladimir Putin de criar uma arquitetura de segurança eurasiana, no contexto da transição para uma Parceria Eurasiática Ampliada. Segundo ele, essa proposta visa criar fóruns de discussão onde todas as ideias possam ser debatidas de forma equitativa. O chanceler criticou as tentativas de subordinar tudo o que acontece na Eurásia aos interesses da Aliança do Atlântico Norte, que, segundo ele, buscam conter países como China e Rússia.

Críticas à Otan

Durante o discurso, Lavrov fez críticas contundentes à expansão da Otan e à atuação do Ocidente na região, afirmando que nunca houve intenção de atacar qualquer Estado-membro da Otan ou da UE. Ele se mostrou preparado para consagrar essa posição em futuras garantias de segurança, embora tenha afirmado que líderes da UE estão evitando considerar essas garantias. Lavrov também alertou sobre o risco de uma “grande guerra europeia”, reiterando a defesa de uma segurança igualitária e indivisível.

Conclusão

Lavrov concluiu afirmando que a Rússia se opõe à transformação da Eurásia em um domínio da Otan e continuará a defender os princípios da segurança coletiva. A posição russa reflete um desejo de assegurar que a região mantenha sua autonomia frente às pressões ocidentais.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: