Concessão da hidrovia vai melhorar a eficiência da navegação e beneficiar o transporte de cargas na região
O leilão da Hidrovia do Rio Madeira poderá reduzir o custo do frete em até 24%, melhorando a eficiência do transporte na região.
Leilão da hidrovia do Rio Madeira pode reduzir custo do frete em até 24%
O leilão da hidrovia do Rio Madeira, cuja extensão vai de Porto Velho (RO) a Itacoatiara (AM), pode reduzir o custo do frete em até 24%, segundo estudos da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e da Infra S.A. obtidos pela CNN. Essa redução é vista como uma consequência natural da melhoria na eficiência da navegação, que permitirá que o rio seja navegável por grandes embarcações por mais dias no ano, mesmo durante a seca, além de possibilitar navegação segura à noite.
Concessão e melhorias na navegação
Fontes consultadas afirmam que a concessão da hidrovia é fundamental, especialmente durante a estiagem, quando as barcaças, projetadas para transportar grandes volumes de carga, frequentemente reduzem sua capacidade para evitar encalhes. Em 2024, a seca nos rios do Norte do Brasil paralisou o transporte de grãos pelo Madeira, levando empresas exportadoras a desviar suas cargas para o Sul e Sudeste.
O projeto de concessão estabelece um calado de 3 metros, que é a distância entre a parte mais baixa do casco da embarcação e a superfície da água, garantindo a navegabilidade do rio. Para manter esse nível, serão necessárias dragagens de manutenção, ou seja, a retirada de sedimentos do fundo do rio.
Tarifa proposta e benefícios econômicos
O estudo de viabilidade propõe uma tarifa de R$ 0,80 por tonelada transportada, destinada a cobrir investimentos como dragagens e sinalização, além das despesas de manutenção. Importante ressaltar que não será cobrado pedágio de ribeirinhos e pescadores, conforme informado pelo governo federal. A partir da concessão, a expectativa é de que sejam transportadas até 21 milhões de toneladas pelo Rio Madeira, com investimentos privados estimados em R$ 109 milhões até o quarto ano contratual.
Expectativas e desafios políticos
O governo federal prevê que o leilão ocorra em 2026, embora a proposta enfrente resistência da bancada do Amazonas no Senado, que já se manifestou contrária à concessão. A hidrovia do Madeira é parte do Corredor Logístico Norte, sendo crucial para o escoamento da produção de grãos, como soja, milho e açúcar, oriundos das plantações de Mato Grosso. Além disso, a hidrovia também é importante para o deslocamento de passageiros e transporte de cargas com destino aos grandes centros da região Centro-Oeste.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br