Leilão inédito de canal portuário atrai interesse de grupos

Ao menos sete grupos privados estão na disputa pelo primeiro leilão de um canal de acesso ao Porto de Paranaguá, agendado para 22 de outubro. O diretor da Antaq, Frederico Dias, confirmou a participação de empresas nacionais e internacionais. O vencedor do leilão deverá investir R$1,2 bilhão em melhorias no acesso aquaviário, aumentando o calado para 15,5 metros e permitindo a chegada de embarcações maiores. O Porto de Paranaguá, que movimentou 30,9 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2024, é um dos principais do Brasil.

Sete grupos privados manifestaram interesse no leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, marcado para 22 de outubro na B3.

Sete grupos privados manifestaram interesse no leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, marcado para 22 de outubro na B3; o leilão é promovido pela Antaq. O diretor da agência, Frederico Dias, mencionou que as empresas interessadas incluem tanto nacionais quanto internacionais, com expertise no setor portuário.

Detalhes do leilão e expectativas

O leilão será vencido pelo grupo que oferecer a menor tarifa de acesso, conforme afirmou Dias. O diretor destacou que o processo é o primeiro de uma série de concessões planejadas, que incluirá também os portos de Itajaí (SC), Santos (SP) e Rio Grande (RS). A expectativa é que o projeto atraia investimentos significativos e melhore a logística portuária no Brasil.

Investimentos e melhorias no Porto de Paranaguá

O investimento estimado para o canal de acesso ao Porto de Paranaguá é de R$1,2 bilhão ao longo de 25 anos. O vencedor da concorrência terá a obrigação de aumentar o calado do porto, permitindo a recepção de embarcações maiores. Além disso, estão previstas obras de ampliação do canal e melhorias na sinalização náutica e monitoramento ambiental.

Importância do Porto de Paranaguá

O Porto de Paranaguá foi a segunda instalação portuária pública que mais movimentou cargas no Brasil no primeiro semestre de 2024, atingindo 30,9 milhões de toneladas. O crescimento de 2,6% em relação ao ano anterior ressalta a importância do porto para a economia nacional. A melhoria na infraestrutura é vista como crucial para aumentar a competitividade do porto e facilitar operações mais eficientes.

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