Lenovo inicia produção de storage no Brasil visando liderar mercado de R$ 1,7 bi

Wanezza Soares/Divulgação

O plano da empresa envolve fabricação local e ampliação do portfólio para o mercado nacional.

A Lenovo inicia a produção de storage no Brasil, com foco em liderar um mercado de R$ 1,7 bi até 2027.

Lenovo aposta na produção local de storage

A Lenovo inicia a produção de storage no Brasil na busca por liderar um mercado avaliado em R$ 1,7 bi até 2027. Considerando o aumento da demanda por armazenamento privado, a empresa, que já ocupa a segunda posição em market share no segmento de storage, prevê expandir sua atuação através da fabricação local em sua planta localizada em Indaiatuba, São Paulo. A partir do dia 15 deste mês, a Lenovo começará a produzir a matriz de armazenamento modelo ThinkSystem DE Series, visando atender exclusivamente o mercado nacional.

Estratégia de crescimento e inovação

Erick Pascoalato, general manager de infraestrutura da Lenovo Brasil, destacou a importância da produção local para fortalecer a operação nacional. “Produção local visa ao fortalecimento da operação nacional, reduz custos logísticos e gera capacidade de atendimento ao segmento de PMEs e também às grandes empresas”, afirmou Pascoalato. Essa estratégia permitirá à Lenovo não apenas competitividade, mas também ganho de tempo de entrega e redução de preços.

Capacidades da nova linha de storage

O ThinkSystem DE Series é projetado para atender desde cargas de trabalho críticas até aplicações de backup e streaming de mídia. Com desempenho três vezes superior à geração anterior, a nova linha é modular, escalável e intuitiva na instalação, prometendo até 8 petabytes de capacidade. Para exemplificar, cada petabyte pode armazenar mais de 300 milhões de músicas em MP3, demonstrando a enorme capacidade de armazenamento.

Expansão no Brasil: workstations e inteligência artificial

Além do storage, a Lenovo planeja iniciar a fabricação de workstations como as torres ThinkStation P3 G2 e P2 G2, e o notebook ThinkPad P16v G3. Equipadas com GPUs NVIDIA RTX Pro Blackwell, essas máquinas têm como alvo usuários que demandam alto desempenho em setores como engenharia e arquitetura. Dados da IDC mostram que o mercado brasileiro de workstations cresceu 288% de 2019 a 2023, reforçando a procura por soluções que atendam a essa demanda crescente.

Inovação em soluções de IA

Com a nova workstation PGX, a Lenovo propõe uma solução que permite o treinamento e ajuste de modelos de inteligência artificial diretamente do ambiente de trabalho, evitado a dependência excessiva da nuvem, que pode resultar em altos custos e longos tempos de espera. Essa inovação pode revolucionar a forma como as empresas lidam com grandes volumes de dados, garantindo maior segurança e eficiência.

Conclusão

A Lenovo, ao centralizar suas operações no Brasil, não somente busca um posicionamento estratégico no mercado local, mas também almeja influenciar o desenvolvimento de competências nacionais. Com um portfólio que se expande e inovações voltadas a necessidades específicas, a empresa se posiciona como uma fornecedora essencial de soluções de tecnologia, preparada para os desafios do futuro.

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