DER/PR divulga edital para anteprojeto de engenharia
O DER/PR lançou edital para a licitação do anteprojeto de duplicação do Contorno Norte de Rolândia, com investimento estimado de R$ 1,5 milhão.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), lançou o edital para contratar a elaboração do anteprojeto de engenharia da duplicação do Contorno Norte de Rolândia, na região Norte, que ocorrerá no dia 4 de dezembro. Serão 4,97 quilômetros de duplicação do contorno, que é parte da PR-323, e mais 3,30 quilômetros de duplicação da PR-170, com um investimento estimado de R$ 1.508.058,68.
“A região Norte vai passar por uma grande transformação nos próximos anos, com o volume de obras previstas nas concessões, e precisamos garantir que as nossas rodovias acompanhem essa mudança”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “O Contorno Norte de Rolândia já é um importante corredor logístico, e com a duplicação vamos garantir que ele permaneça cumprindo sua função e também facilitando o desenvolvimento da região”.
Detalhes do anteprojeto
Além da pista duplicada, o anteprojeto vai estudar a implantação de acostamentos, vias marginais e correção de curvas. Ele deve prever também cinco interseções em desnível (viadutos ou trincheiras), sendo quatro delas no contorno e uma na PR-170. As interseções incluem o entroncamento da PR-323 com a BR-369, PR-323 com a Estrada São Rafael, PR-323 com a Rua Barão do Rio Branco, PR-323 com a PR-170, e da PR-170 com a Avenida Júlio Braz Damasceno. Outras interseções no contorno serão readequadas também, mas em nível (rotatórias ou trevos).
Benefícios para a região
“Este trecho tem um grande volume de tráfego de veículos de longa distância, estando em uma das rotas entre Paraná e São Paulo, além de muitas interseções com vias locais. Por isso, vamos implantar uma grande quantidade de obras de arte especiais, com outras soluções para melhorar ainda mais o tráfego de veículos podendo serem apontadas na elaboração do anteprojeto”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiati.
Além disso, está prevista a implantação de passeio para pedestres, iluminação rodoviária, passarelas, abrigos para parada de ônibus e melhorias ambientais. No acesso ao distrito de Nossa Senhora Aparecida, por meio da Estrada Bartira, serão estudadas as melhores soluções para garantir o acesso com segurança entre a PR-170 e a via municipal.
Próximos passos
Após concluída a licitação e contratado o anteprojeto, o prazo de elaboração será de 10 meses. As primeiras atividades incluirão contagens de tráfego, estudos geológicos, levantamentos topográficos, estudos de interferências, levantamentos e ensaios de campo, estudos ambientais, estudos de tráfego, estudos de capacidade, estudos topográficos, estudos hidrológicos, e estudos de avaliação funcional e estrutural do pavimento existente.