O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, expressou surpresa com o voto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, no julgamento sobre a suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo Farias, a base governista não esperava que Fux votasse pela absolvição de Bolsonaro das acusações apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). “Se alguém me perguntar: ‘vocês esperavam algo assim?’. É claro que não!”, declarou o deputado, enfatizando a expectativa de um mínimo de coerência.
“A gente não esperava que o ministro Fux votasse contra ele, votasse contra o entendimento das pessoas do dia 8 de janeiro”, completou Farias, referindo-se aos eventos que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.
Apesar da surpresa com o voto de Fux, o parlamentar se mostrou confiante na condenação dos réus envolvidos na tentativa de abolição do estado democrático de direito. “Nós não temos dúvida de que até sexta-feira teremos a condenação”, afirmou Lindbergh, demonstrando otimismo quanto ao desfecho do julgamento.
Farias destacou a importância do voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que se manifestou pela condenação de todos os envolvidos. Ele ressaltou que Moraes foi seguido pelo ministro Flávio Dino, restando ainda os votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin para a conclusão do julgamento.