Relatório do Fed indica crescimento modesto nos salários e aumento de preços
Os dados do Livro Bege indicam um mercado de trabalho estável nos EUA, mas a inflação continua a subir.
Livro Bege revela estabilidade no mercado de trabalho dos EUA
O Livro Bege do Federal Reserve (Fed) divulgado nesta quarta-feira, 15, mostrou que o mercado de trabalho nos Estados Unidos permaneceu amplamente estável nas últimas semanas, com a demanda por mão de obra moderada em todos os distritos e setores. Os salários cresceram em todos os distritos reportados, em um ritmo modesto a moderado.
Aumento de preços e inflação
Sobre a inflação, os preços subiram ainda mais durante o período relatado. Aumento nos custos induzidos por tarifas foram observados em diversos distritos, mas o repasse aos preços finais variou. A atividade econômica norte-americana “mudou pouco” desde o relatório anterior, com relatos de crescimento leve a modesto na atividade em alguns distritos.
Expectativas econômicas
As perspectivas para o crescimento econômico futuro variaram de acordo com o distrito e o setor. Alguns contatos preveem um aumento na demanda nos próximos 6 a 12 meses, apesar dos riscos associados a uma possível paralisação do governo.
Desafios na atividade econômica
O Livro Bege destaca que a atividade manufatureira enfrentou “condições desafiadoras” devido a tarifas mais altas e à demanda em declínio. Os gastos gerais do consumidor caíram, mas a demanda por veículos elétricos impulsionou as vendas de automóveis. A demanda por serviços de lazer e hospitalidade por viajantes internacionais caiu ainda mais durante o período, enquanto a demanda doméstica permaneceu estável.
Ainda segundo o Fed, alguns distritos observaram uma melhora nos empréstimos comerciais devido às taxas de juros mais baixas, enquanto outros continuaram a relatar atividade moderada.