Neste domingo, 24 de agosto, a Lua entra em sua fase nova, apresentando uma visibilidade de apenas 1%. Este ciclo lunar se estenderá até o dia 31 de agosto. Durante a fase nova, a Lua se torna praticamente imperceptível no céu noturno, embora possa ser vista durante o dia.
A força gravitacional durante a lua nova é intensificada, influenciando as marés oceânicas, que tendem a ser as chamadas marés sizígias, de maior amplitude.
Apesar de não ser ideal para observações lunares diretas, a ausência de luz lunar oferece um cenário perfeito para astrônomos amadores e profissionais. Para aproveitar o céu noturno, recomenda-se buscar locais afastados da poluição luminosa, direcionar o olhar para o leste ou oeste durante o nascer ou pôr do sol, e utilizar instrumentos como telescópios ou binóculos.
Na agricultura, a Lua Nova é vista como um período de repouso para as plantas, com a energia concentrada nas raízes.
Em um sentido mais amplo, a lua nova simboliza introspecção e renovação, um momento para “limpeza” e reinício.
O satélite natural está em Virgem. Para este período, algumas ações podem ser tomadas, como organizar o espaço pessoal, cuidar da saúde, planejar a semana e ser prestativo.
O calendário lunar de agosto inclui a Lua crescente no dia 1º, Lua cheia no dia 9, Lua minguante no dia 16, e Lua nova no dia 23.
As outras fases da Lua são a crescente, quando um pequeno pedaço iluminado começa a aparecer; a minguante, quando a Lua diminui de tamanho após atingir o máximo; e a cheia, quando está completamente iluminada. A fase crescente está associada a marés baixas, enquanto a cheia traz de volta as marés altas.
O ciclo lunar completo, ou lunação, dura aproximadamente 29 dias, com cada fase durando cerca de sete dias.