Lula afirma que pode falar mais sério com Trump

Declaração ocorre após videoconferência entre os líderes

Na manhã de sexta-feira (10), Lula declarou que, por ser mais velho, pode "falar mais grosso" com Trump.

Na manhã de sexta-feira (10), Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, declarou que, por ser mais velho, pode “falar mais grosso” com Donald Trump, presidente dos EUA. A declaração foi feita após uma videoconferência entre os dois líderes, onde discutiram assuntos econômicos e manifestaram a intenção de se encontrar pessoalmente.

“Eu completei 80 anos no documento no dia 6 de outubro e foi o dia que conversei com o Trump. Eu comecei a conversa com o Trump dizendo assim: eu estou completando 80 anos de idade e você vai completar 80 anos no dia 14 junho. Ele é oito meses mais novo que eu, portanto eu tenho idade de falar mais grosso com ele”, disse o presidente. Lula enfatizou que ambos, ao governar as duas maiores democracias do Ocidente, não podem passar discórdia ao restante do mundo.

Relação com Trump

Lula ainda pontuou que reestabeleceu uma relação com Trump que “nunca deveria ter sido truncada”. “Eu acho que a gente [ele e Trump] estabeleceu uma relação que nunca deveria ter sido truncada porque nunca tratei presidente de outro país ideologicamente. Quem tem que tratar ideologicamente é o povo que elegeu ele. Eu não. Eu tenho que tratá-lo com o respeito de alguém que foi eleito e ele me tratar com o respeito de alguém foi eleito e fique em paz”, afirmou.

Conclusão

A intenção de ambos os líderes é promover um diálogo respeitoso e produtivo, a partir de agora. Lula parece otimista em relação ao futuro da relação Brasil-EUA, buscando harmonia e compreensão entre as potências.

PUBLICIDADE

Relacionadas: