Presidente destaca baixo nível atual do Congresso durante evento no Rio de Janeiro
Em evento no Rio, Lula critica o atual Congresso e fala sobre a importância das eleições de 2026.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou nesta quarta-feira, 15, o Congresso Nacional e disse que ele “nunca teve o baixo nível como tem agora”. Lula fez essa afirmação ao lado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante evento de comemoração do Dia dos Professores no Rio de Janeiro. Motta não esboçou reação, seja de concordância ou discordância, e foi vaiado assim que sua participação foi anunciada.
Lula afirmou que a extrema-direita que se elegeu em 2022 é o que existe de pior, e destacou que não podemos ter um presidente que nega a existência da covid-19. “Não podemos ter presidente que nega que existiu a covid-19, nega a vacina, distribui remédio que não vale nada”, disse. O presidente ainda alertou que em 2026 é preciso estar mais atento nas eleições, pois a população deve decidir que tipo de Brasil quer.
Críticas à política do Rio de Janeiro
Lula mencionou o caso do Rio de Janeiro e questionou como o Estado elegeu Wilson Witzel em 2018, chamando-o de “juiz picareta” que não fez nada durante seu mandato. Witzel foi cassado e Cláudio Castro (PL) assumiu o governo. Lula também comentou sobre a recente derrota do governo na Câmara dos Deputados, que sepultou uma medida provisória que garantiria cerca de R$ 20 bilhões aos cofres públicos.
O futuro e as eleições de 2026
O presidente afirmou que “esse ano foi o ano da colheita e o ano que vem é o ano da verdade”, referindo-se aos resultados que espera ver nos próximos meses. Ele encerrou sua fala afirmando que não permitirá a volta de “mentirosos” ao País.