Presidente destaca importância de investimentos em vez de doações
Lula afirmou que seria um líder falso se esperasse a COP30 para anunciar teste de petróleo na Margem Equatorial, em Amapá.
Na terça-feira (4), em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou que, se fosse um líder falso, teria esperado a COP30 para anunciar a autorização do teste de petróleo na Margem Equatorial, no Amapá. Ele afirmou: “Se eu fosse um líder falso e mentiroso, eu esperaria passar a COP para anunciar.”
Lula ressaltou que a Petrobras recebeu autorização apenas para um teste e que, caso petróleo seja encontrado, um novo processo de licenciamento será iniciado. “Temos autorização para fazer o teste. Se a gente encontrar o petróleo que se pensa que tem, vai ter que começar tudo outra vez para dar licença”, explicou o presidente.
Mudança no financiamento climático
O presidente também abordou a questão do financiamento climático, afirmando que é necessário mudar de um modelo baseado em doações para um que priorize investimentos. Ele mencionou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será oficialmente lançado em Belém nesta semana. Segundo Lula, a doação, embora importante, sempre fica aquém do necessário, citando que, se não foram oferecidos os US$ 100 bilhões anteriormente, não se deve esperar que agora sejam disponibilizados US$ 1,3 trilhão.
O TFFF é um mecanismo de financiamento que visa apoiar a conservação de florestas ameaçadas de extinção, utilizando recursos de investidores públicos e privados. Os lucros do fundo serão usados para compensar os investidores e também para remunerar os países pela preservação de suas florestas.