Presidente alerta para o risco do apocalipse climático
Durante a Cúpula de Líderes em Belém, Lula alertou sobre os perigos de priorizar armamentos em vez de ações contra o aquecimento global.
Durante a Cúpula de Líderes em Belém (PA), Lula alertou sobre as consequências dos altos investimentos em armamentos em detrimento de ações climáticas. “Gastar com armas o dobro do que destinamos à ação climática é pavimentar o apocalipse climático”, afirmou o presidente da República.
Impacto dos investimentos em combustíveis fósseis
De acordo com dados apresentados, os 65 maiores bancos do mundo destinaram 869 bilhões de dólares para o setor de petróleo e gás no ano passado, evidenciando a contínua dependência global de combustíveis fósseis. Desde a implementação do Acordo de Paris, a redução no uso de combustíveis fósseis na matriz energética global foi mínima, passando de 83% para 80%.
Consequências do conflito na Ucrânia
O conflito na Ucrânia agravou ainda mais a situação, revertendo anos de esforços para a redução de emissões de gases de efeito estufa. A reabertura de minas de carvão, consequência direta do conflito, representa um retrocesso significativo nas metas de combate às mudanças climáticas. “Não haverá segurança energética em um mundo conflagrado”, alertou Lula durante seu pronunciamento.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br