Presidente busca chamar atenção mundial para a floresta
Em Belém, Lula promove a Amazônia antes da COP30, convocando o mundo a conhecer suas riquezas.
Na manhã de 6 de novembro de 2025, em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo para que o mundo olhe para a Amazônia, destacando a importância da 30ª Conferência das Partes (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro. Em uma publicação na rede social X, Lula afirmou que este é um momento único na história do Brasil.
Encontro Preparatório e Objetivos
Líderes de 57 países se reúnem em Belém a partir desta quinta-feira para a Cúpula do Clima, que é preparatória para a COP30. Durante a Cúpula, o presidente visitou comunidades locais e enfatizou que é fundamental que o mundo conheça as riquezas naturais e culturais da Amazônia. “Venham colocar os pés aqui no estado do Pará, conhecer nossos rios, nossa fauna e, principalmente, o ser humano brasileiro”, disse Lula em um vídeo compartilhado.
Fundo de Florestas Tropicais para Sempre
A principal iniciativa do Brasil para a conferência é o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que busca captar recursos para a preservação das florestas tropicais. O governo brasileiro já anunciou um investimento inicial de US$ 1 bilhão nesse projeto, o que demonstra o comprometimento do país com a causa ambiental e a luta contra as mudanças climáticas.
Importância da COP30
A COP30 é um espaço onde quase todos os países do mundo negociam ações para combater a crise climática, tendo sido criada após a Rio-92. As discussões que ocorrerão em Belém definirão novas metas climáticas para os próximos anos, com a esperança de que ações efetivas sejam tomadas para enfrentar os desafios ambientais globais.