Presidente apresenta sistema durante evento na Indonésia
Lula usa o Pix como exemplo em fórum na Indonésia, visando comércio em moedas locais.
Em evento na Indonésia no dia 23 de outubro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Pix pode inspirar modelos de comércio entre países do Brics, baseados em moedas locais. Ele ressaltou a necessidade de diversificar parcerias com países asiáticos, uma vez que o dólar é atualmente a moeda de referência em operações comerciais externas.
Importância do comércio com a Asean
Durante o fórum com empresários, Lula declarou: “Queremos continuar a expandir nossas relações com o mundo — sem distinção ou alinhamentos automáticos. A Asean é um bloco de 680 milhões de habitantes e tem experimentado crescimento econômico acelerado e rápida evolução tecnológica. Seu PIB agregado é de quase 4 trilhões de dólares, o que representa a 4ª economia do mundo, atrás de Estados Unidos, China e Japão.” Essa integração das economias é uma escolha que, segundo ele, se provou acertada.
Críticas ao sistema de pagamentos
Nos últimos meses, o sistema de pagamentos Pix esteve no centro de uma investigação comercial dos Estados Unidos, que o considera uma prática comercial “desleal”. O governo brasileiro, por sua vez, rebateu as alegações e pediu a revisão dessa investigação, defendendo a legitimidade do sistema.
Próximos passos
Lula também abordou a importância de evitar uma nova “Guerra Fria” e enfatizou a necessidade de um comércio mais justo e baseado em moedas locais, promovendo um cenário de maior autonomia econômica entre os países do Brics.