Presidente brasileiro busca discutir punições aplicadas por EUA em encontro na Malásia
Lula busca discutir sanções de Trump a ministros do STF em encontro na Malásia.
Na madrugada desta sexta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que gostaria de discutir com Donald Trump a aplicação de punições dos Estados Unidos a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontro está agendado para ocorrer na Malásia, onde ambos participarão da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). Lula ressaltou seu interesse em defender os interesses do Brasil e refutar as taxações injustas impostas ao país.
O encontro e suas implicações
Lula enfatizou que deseja abordar a sanção imposta a sete ministros do STF devido à atuação da Corte durante o governo de Jair Bolsonaro. Ele acredita que essas punições não têm justificativa. O encontro será o primeiro entre os dois presidentes desde a Assembleia-Geral da ONU, em setembro, onde uma breve interação gerou uma boa impressão entre eles.
Relações Brasil-EUA
O presidente brasileiro expressou que não existem vetos em suas conversas com Trump e que ele quer discutir abertamente o que o Brasil pode oferecer aos Estados Unidos. Durante sua viagem à Indonésia, Lula se reuniu com empresários e defendeu a ampliação da relação comercial entre o Brasil e outros países.
Conclusão
Lula concluiu que é necessário buscar ativamente oportunidades, em vez de esperar que elas apareçam, destacando a importância da negociação e do diálogo entre países de grande relevância mundial.