Lula e Trump podem se encontrar na Malásia em outubro

Ricardo Stuckert / PR

Possibilidade de encontro presencial durante a Cúpula da Asean

Lula e Trump podem se encontrar na Malásia durante a Cúpula da Asean em outubro.

Os presidentes Lula e Trump podem ter um encontro presencial em breve, confirmado pelo Itamaraty. A possibilidade mais provável é na Malásia, durante a Cúpula da Asean, que será realizada entre 26 e 28 de outubro. Os líderes já tiveram um contato telefônico recente.

Negociações em andamento

Em meio às negociações entre os dois países para o fim do Tarifaço, o Itamaraty confirmou que “existe sim a possibilidade” de um encontro. Uma fonte do governo indicou que a organização das agendas é o que pesa mais para a realização do evento.

Cúpula da Asean

O encontro pode acontecer durante a Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), onde ambos os presidentes estão confirmados. A última conversa entre Lula e Trump foi por telefone, antes da reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que aconteceu nesta semana.

Expectativas para a reunião

Embora a possibilidade do encontro presencial seja ainda incerta, a Cúpula da Asean surge como a chance mais rápida para um reencontro entre os presidentes. Lula já confirmou uma reunião entre Brasil e EUA para discutir o Tarifaço imposto por Trump, e o clima de esperanças aumenta com a citação de uma “ótima conversa” durante um encontro de Trump com Milei na Casa Branca.

PUBLICIDADE

Relacionadas: