Lula na Indonésia: apelo contra uma nova Guerra Fria

Presidente brasileiro defende comércio livre e multilateralismo em visita ao país asiático

Lula pede em visita à Indonésia que o mundo evite uma nova Guerra Fria e defende o comércio livre entre os países.

Em visita à Indonésia nesta quinta-feira (23/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou a necessidade de evitar uma nova Guerra Fria, em um momento de crescente tensão global. Ao lado do presidente indonésio Prabowo Subianto, Lula ressaltou a importância de um comércio livre e da utilização de moedas locais para transações comerciais entre os países, visando diminuir a dependência do dólar.

Comércio livre e multilateralismo

“Indonésia e Brasil não querem uma segunda Guerra Fria. Nós queremos comércio livre. E, mais ainda: tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de comercialização entre nós dois ser com as nossas moedas”, afirmou o presidente brasileiro. Lula destacou a importância do multilateralismo e da democracia comercial, enfatizando que o foco deve ser o crescimento econômico e a geração de empregos de qualidade.

Compromissos internacionais

No discurso, Lula também abordou a necessidade de uma resposta conjunta a temas como a paz na Faixa de Gaza e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ele sublinhou que ambos os países estão unidos contra o genocídio em Gaza e defenderão a solução de Dois Estados como caminho para a paz no Oriente Médio. “Somente uma reforma integral do Conselho de Segurança pode resolver sua falta de representatividade e presente paralisia”, completou.

Acordos bilaterais

Durante a visita, que incluiu uma cerimônia de Estado no Palácio Merdeka, em Jacarta, foram assinados atos de cooperação nas áreas de agricultura, energia, ciência e tecnologia e comércio. A comitiva presidencial inclui ministros de diversas pastas, reforçando a intenção de estreitar as relações entre Brasil e Indonésia.

PUBLICIDADE

Relacionadas: