Lula recebe título de doutor honoris causa na Malásia

Ricardo Stuckert / PR

Presidente brasileiro é homenageado pela Universidade Nacional da Malásia em cerimônia que aborda temas globais.

Lula é homenageado na Malásia com título de doutor honoris causa em meio a críticas sobre desigualdade e política internacional.

Neste sábado (25/10), em Kuala Lumpur, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de Doutor Honoris Causa na área de Filosofia e Desenvolvimento Internacional e Sul Global, concedido pela Universidade Nacional da Malásia (UKM). A cerimônia foi marcada por um discurso onde Lula abordou desigualdade social e política internacional, criticando a “brutalidade do genocídio em Gaza”.

Discurso de Lula

Durante sua fala, Lula expressou sua preocupação com os 673 milhões de pessoas que ainda passam fome diariamente e fez um apelo às comunidades universitárias para que se unam na luta contra essa e outras injustiças sociais. Ele também criticou tarifas impostas por líderes como Donald Trump, defendendo que esses mecanismos não devem ser utilizados como forma de coerção.

Contexto político

As declarações de Lula ocorrem em um momento em que um possível encontro com Donald Trump está previsto para a 47ª Cúpula da Asean, que acontecerá em Kuala Lumpur no dia seguinte, 26 de outubro. Embora a reunião ainda não tenha sido confirmada, Trump sinalizou a possibilidade de reduzir tarifas sobre produtos brasileiros se as condições forem favoráveis.

Expectativas futuras

Lula enfatizou o papel do Brics na busca por um mundo mais pacífico e multipolar, destacando que nações que resistiram ao colonialismo não se intimidarão diante de ameaças. A expectativa é que a situação política e econômica entre Brasil e Estados Unidos seja abordada durante a cúpula, trazendo repercussões significativas para as relações bilaterais.

PUBLICIDADE

Relacionadas: