Presidente pede opinião sobre cotados para vaga deixada pelo ministro
Lula se encontra com Barroso para discutir a sucessão no STF e os nomes cotados para a vaga.
Na noite de sexta-feira (17), Luiz Inácio Lula da Silva recebeu Luís Roberto Barroso no Palácio da Alvorada para um jantar, onde abordaram a sucessão no Supremo Tribunal Federal (STF). Lula perguntou a Barroso sua opinião sobre os cotados para a vaga deixada pelo ministro. Entre os nomes citados estão Jorge Messias, Rodrigo Pacheco e Bruno Dantas, sendo que Barroso afirmou que considera todos preparados para assumir o cargo.
Decisão sobre a indicação
Fontes do Judiciário e do governo indicam que Lula já teria decidido indicar Jorge Messias para ocupar a vaga, embora não tenha comunicado essa decisão ao ministro aposentado. A expectativa agora é que a nomeação seja oficializada no início da próxima semana. O indicado precisará passar por sabatina e votação no Senado antes de tomar posse no STF.
Voto de Barroso sobre o aborto
Antes do jantar, Barroso apresentou um voto no plenário virtual do STF defendendo a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Após sua apresentação, o julgamento foi interrompido por Gilmar Mendes, que não estipulou uma nova data para sua retomada. Além de Barroso, Rosa Weber também votou a favor da descriminalização.