Lula considera traficantes vítimas de usuários de drogas em declaração polêmica

Ricardo Stuckert / PR

Presidente brasileiro critica ações de Trump enquanto discute temas relevantes na Indonésia

Lula afirma que traficantes são vítimas de usuários de drogas, gerando polêmica em sua visita à Indonésia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou repercussão nesta sexta-feira (24) ao afirmar que traficantes são “vítimas dos usuários de drogas” durante entrevista a jornalistas em Jacarta, na Indonésia. A declaração foi feita ao comentar ações do governo dos Estados Unidos no Mar do Caribe, que, segundo Donald Trump, têm como foco o combate ao narcotráfico.

Mais tarde, Lula utilizou suas redes sociais para se retratar, reconhecendo que fez uma “frase mal colocada” e reafirmando seu posicionamento contra traficantes e o crime organizado. “Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime…”.

Expectativa de encontro com Trump

Durante a entrevista, Lula também falou sobre a expectativa do encontro com Donald Trump, previsto para domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia. O presidente brasileiro afirmou que pretende discutir a taxação aplicada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e as punições aplicadas a autoridades do país.

Se confirmado, será o primeiro encontro oficial entre Lula e Trump desde o início da crise provocada pelo tarifação de 50% sobre produtos brasileiros. Até o momento, nem o governo brasileiro nem o norte-americano confirmaram oficialmente a reunião.

PUBLICIDADE

Relacionadas: