A Marinha do Brasil realizou, na terça-feira (16/9), uma demonstração de força no Campo de Instrução de Formosa (GO), durante a Operação Atlas Armas Combinadas. O exercício militar mobilizou cerca de 2,5 mil militares e 180 veículos e aeronaves, evidenciando a capacidade de coordenação e poder de fogo da força naval.
Entre os destaques da operação, a Marinha apresentou o primeiro drone kamikaze desenvolvido integralmente no Brasil. Com alcance de até 5 km e autonomia de voo de aproximadamente 25 minutos, a aeronave não tripulada tem capacidade para transportar munições e explosivos, ampliando as capacidades de ataque e defesa da Marinha.
Além da inovação tecnológica, fuzileiros navais executaram simulações de ataques utilizando munição real, incluindo metralhadoras .50 e mísseis anticarro e antiaéreos. As manobras demonstraram a prontidão e o preparo dos militares para responder a diversas situações de combate.
O comandante da Marinha, almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, destacou a importância da Operação Atlas para o aprimoramento das forças. “É uma operação de substancial envergadura, que procura testar ações de coordenação, de apoio de fogo”, afirmou.
A Operação Atlas, coordenada pelo Ministério da Defesa desde 30 de julho, visa aprimorar a atuação militar integrada das Forças Armadas no território amazônico. A atividade está dividida em fases, com exercícios táticos em campo programados para outubro.