Max Verstappen surpreende com recuperação impressionante no GP do Brasil

Max Verstappen, Brazil

Verstappen inicia corrida em desvantagem, mas conquista pódio em emocionante disputa

Max Verstappen surpreendeu ao terminar em terceiro no GP do Brasil após largar do pit lane.

Nunca subestime Max Verstappen em um Grande Prêmio, especialmente quando esse Grande Prêmio acontece no Autódromo Carlos Pace, no Brasil. Neste último domingo (8), Verstappen teve um desempenho de classificação ruim, terminando em P16, o que o obrigou a iniciar a corrida do pit lane, uma escolha que visava garantir novas peças para seu carro.

Apesar de começar em uma posição desfavorável e enfrentar um furo no início da corrida, que o forçou a fazer uma parada, Verstappen mostrou sua garra e terminou em terceiro lugar, apenas alguns décimos de segundo atrás do segundo colocado, Kimi Antonelli. O GP do Brasil é conhecido por sua ação intensa, e a corrida deste ano não foi diferente, mesmo para o piloto da Red Bull.

Embora a posição final de Verstappen possa parecer resultado de uma corrida impecável, a realidade foi bem diferente. O piloto teve que fazer uma parada precoce para trocar os pneus duros e, devido a um furo e duas bandeiras amarelas nos primeiros 10 voltas, a estratégia da Red Bull precisou ser ajustada drasticamente. A habilidade de Verstappen em manobrar pelo tráfego foi crucial nas voltas seguintes, mas ele também enfrentou dificuldades, com vários pilotos à sua frente ‘presos em trens de DRS’, o que dificultou sua progressão.

O que realmente levou Max de volta ao pódio foi a estratégia da equipe, que fez ajustes no carro entre a classificação e a corrida. Até os pilotos da McLaren reconheceram que não tinham o carro mais rápido na pista — esse título pertencia a Verstappen. Durante a corrida, ele disputou com Kimi Antonelli, da Mercedes, para conquistar mais uma posição no pódio. O chefe da Mercedes, Toto Wolff, chegou a dizer a Antonelli que ele acabaria em P3, subestimando a velocidade que Verstappen tinha sob seu comando.

Vale ressaltar que a velocidade do Red Bull foi tão impressionante que Wolff já havia desistido da capacidade de defesa de seus próprios pilotos. Embora Wolff tenha se enganado em sua avaliação, Max e a equipe da Red Bull deram uma verdadeira aula de como fazer uma recuperação no Brasil.

Com esta performance, Verstappen agora ocupa a terceira posição no Campeonato Mundial de Pilotos, a apenas 25 pontos de Oscar Piastri, que está em P2, e menos de 50 pontos do líder, Lando Norris. A corrida em São Paulo reafirma mais uma vez o talento e a determinação de Verstappen, além da competitividade da Red Bull no campeonato.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: