McLaren pode conquistar décimo título de construtores

Equipe britânica tem chance no GP de Singapura

A McLaren pode garantir seu décimo título de construtores na Fórmula 1 durante o GP de Singapura, precisando somar apenas treze pontos para isso.

A McLaren chega ao GP de Singapura com a chance concreta de conquistar seu décimo título no campeonato de construtores na Fórmula 1. A equipe britânica perdeu a primeira oportunidade no Azerbaijão, após um final de semana difícil que incluiu o abandono de Oscar Piastri após um acidente ainda na primeira volta, e apenas um sétimo lugar de Lando Norris, mas ainda mantém uma vantagem confortável sobre a concorrência.

Com 333 pontos de vantagem para a Mercedes, a McLaren precisa somar apenas treze pontos no circuito de Marina Bay para confirmar o título no campeonato, o que pode ser alcançado com um simples pódio de Piastri ou Norris. O resultado também igualaria o recorde de título mais antecipado da história, com seis etapas de antecedência, marca obtida pela Red Bull Racing em 2023.

Expectativas e cenários

As contas são simples: se a McLaren evitar ser superada pela Mercedes por 31 pontos ou mais, ou pela Ferrari por 35 pontos ou mais, a equipe já sai de Singapura campeã. A expectativa é alta, já que o time venceu doze das dezessete corridas disputadas nesta temporada e conquistou sete dobradinhas.

Título consecutivo

O feito representaria o segundo título consecutivo de construtores para a equipe, que não vencia desde 1998 até recuperar o troféu no GP final de 2024, superando a Ferrari por catorze pontos. Além disso, a McLaren também está no caminho para quebrar um longo jejum no campeonato de pilotos. Piastri lidera a tabela com 25 pontos de vantagem sobre Norris e 69 sobre Max Verstappen, que vem de vitórias na Itália e no Azerbaijão.

Declarações de Verstappen

O holandês, no entanto, afastou a ideia de uma recuperação para buscar seu quinto título consecutivo. “Eu não dependo de esperança. Mas faltam sete corridas e 69 pontos é muito, então pessoalmente, não penso nisso. Vou corrida a corrida, como venho fazendo durante toda a temporada. Tento fazer o melhor possível e marcar o máximo de pontos que der. Depois de Abu Dhabi, saberemos”, concluiu Verstappen no final de semana em Baku.

PUBLICIDADE

Relacionadas: