Conquista pode ocorrer no GP do Azerbaijão
A McLaren pode conquistar seu 10º título de construtores no GP do Azerbaijão, se conseguir uma vantagem significativa sobre suas rivais.
A McLaren está muito próxima de conquistar seu 10º título de construtores na Fórmula 1 e pode garantir o feito já neste fim de semana, durante o GP do Azerbaijão, que será realizado em Baku no dia 21. Se conseguir, será a primeira conquista consecutiva desde 1991, quando Ayrton Senna e Gerhard Berger ainda corriam pela equipe.
Situação atual da McLaren
Atualmente, a McLaren soma 617 pontos na tabela, uma vantagem significativa sobre suas principais rivais, já que está 337 pontos à frente da Ferrari (260 pontos), 357 à frente da Mercedes (240) e 378 à frente da Red Bull (239). Com oito finais de semana restantes no calendário, incluindo três corridas com corridas sprint, ainda restam 389 pontos em disputa.
Condições para a conquista
Para sair de Baku com o título garantido, a McLaren precisa abrir ao menos 346 pontos de vantagem sobre a vice-líder. Essa margem asseguraria matematicamente a conquista, mesmo em caso de empate no final da temporada, graças ao número de vitórias obtidos por Oscar Piastri e Lando Norris. Na prática, o time de Zak Brown precisa somar nove pontos a mais que a Ferrari e evitar ser superada por uma diferença igual ou superior a 12 pontos pela Mercedes e 33 pontos pela Red Bull nesse final de semana.
Impacto histórico da conquista
Além da conquista antecipada, a equipe pode quebrar o recorde da Red Bull de 2023, que venceu o campeonato de construtores restando seis corridas. Se a McLaren confirmar o título no Azerbaijão, será com sete provas de antecedência. A conquista do 10º título colocaria a McLaren acima da Williams nas estatísticas, sendo a segunda equipe com mais títulos na história da Fórmula 1, atrás apenas da Ferrari, que lidera com 16 conquistas, a última delas em 2008, com a dupla Kimi Raikkonen e Felipe Massa.