Medicina na Vida Real !

 

Uma tarde quente, o movimento da Clínica estava se desenvolvendo de forma natural.
Ao concluir o atendimento da D. Thereza, uma senhora muito simpática que já estava na sua sétima década de vida, com uma história de superação, resiliência e com muitos episódios que serviram de exemplo para muitos familiares, fui surpreendido com uma afirmação dela :
Doutor Paulo, já estive em muitas avaliações médicas, já fiz muitas cirurgias, mas é a primeira vez que alguém pergunta sobre a minha infância, minha trajetória e também faz um exame tão minucioso que me causou uma sensação muito boa, agradável.
Esses comentários fazem parte da minha vida e fico pensando o que realmente acontece nesses casos!
Em uma avaliação médica é normal se importar com o ser humano que está na minha frente, saber quem é, qual a sua trajetória de vida, a sua história.
Essa aproximação e o enlace com esse “paciente” é o que me auxilia a entender melhor o que está acontecendo com esse ser humano, que por algum motivo me procura para que de alguma maneira possa ajudá-lo.
Muitos alegam que o médico tem o dom da cura e eu concordo com essa alegação, alguns profissionais tem habilidades desenvolvidas para ouvir, entender e traduzir as milhares de informações que vem de forma subliminar, num gesto, num olhar que mais parece uma súplica, um pedido de socorro e uma necessidade de suporte e de atenção.
Quando o sintoma é expressado ele demonstra uma causa não revelada e que muitas vezes tem múltiplos reflexos que precisam ser entendidos e decodificados.
A arte da Medicina é a suprema maestria de decifrar sinais que nos são enviados de várias maneiras. Essa é uma das primeiras etapas de um atendimento médico. Seguem-se muitas outras que também são necessárias para que se obtenha um resultado adequado e esse paciente volte a viver em equilíbrio com sua parte biológica, psicológica e espiritual.
A história da Medicina é maravilhosa, mas ao mesmo tempo desafiadora.
Conhecer o ser humano em toda a sua plenitude ou configuração é uma tarefa que deve durar uma eternidade devido a complexidade dessa criação.
O conserto molecular diário (DNA), acontece praticamente em todas as células diáriamente e o número de células varia de 28 à 37 bilhões e esses consertos podem variar de 10 à 100 mil diariamente.
Somente esses números nos dão uma ideia da complexidade do ser humano e não estou levando em consideração as outras formas de trabalho como renovação, senescência e outros fatores.
Então quando alguém me procura e refere ter tosse, asma, falta de ar, alterações de pele ou alguma doença imunológica o mecanismo de investigação dispara de uma forma muito acelerada para poder ouvir com atenção e procurar pistas, sinais e nuances para poder chegar a formar um raciocínio sobre o que está ocorrendo em realidade.
Uma consulta médica é um pedido de ajuda em um nível muito superior ao físico.
A Medicina Resolutiva e Transformadora tem essas características e eleva para um plano mais elevado esse labor.

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: