Atleta carioca marca posição histórica na ATP
Após ser eliminado na segunda rodada do Masters 1000 de Paris, João Fonseca alcança o 24º lugar no ranking da ATP, seu melhor resultado até agora.
Em 31 de outubro de 2025, após sua eliminação na segunda rodada do Masters 1000 de Paris, João Fonseca alcançou o 24º lugar no ranking da ATP, o que representa seu melhor desempenho na carreira e o terceiro melhor lugar por um brasileiro na história do ranking de simples. O carioca de 19 anos, que somou 50 pontos na competição, terá um total de 1.665 pontos, subindo quatro posições em relação à lista anterior.
Ascensão histórica no ranking
João, que estava provisoriamente em 24º, poderia ter sido ultrapassado por três adversários. No entanto, o monegasco Valentin Vacherot, o alemão Daniel Altmaier e o italiano Lorenzo Sonego foram eliminados, garantindo a sua posição. Na lista histórica, Fonseca só ficará atrás de Gustavo Kuerten, que chegou ao número 1 em 2000, e de Thomaz Bellucci, que foi o 21º da ATP em 2010. Com a 24ª posição, ele igualou a marca de Thomaz Koch, de 1974, e superou o 25º lugar de Fernando Meligeni, em 1999.
Desafios e futuro
Devido a uma lombalgia, João não participará de mais torneios em 2025. Com a temporada se encerrando na próxima semana, ele deve finalizar o ano entre a 24ª e a 30ª colocações. O atleta havia estipulado a meta de terminar entre os 40 melhores do mundo, uma meta que já está praticamente garantida. Apesar de não competir mais, ele tem uma partida de exibição marcada contra Carlos Alcaraz, o atual número 1 do mundo, no dia 8 de dezembro, em Miami (EUA).
Reflexões sobre a temporada
João expressa orgulho por suas conquistas nesta temporada e está focado em evoluir ainda mais em 2026, considerando o ano atual como “só o começo” de sua trajetória no tênis profissional.
 
				 
											 
                     
								 
								 
								