Demanda fraca por aço impacta os futuros do minério
Os preços futuros do minério de ferro caíram devido à demanda fraca por aço e aumento dos estoques nos portos da China.
Os preços futuros do minério de ferro caíram nesta segunda-feira, 26 de setembro, refletindo a fraca demanda por aço e o aumento dos estoques nos portos da China. O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) encerrou o dia com uma queda de 1,57%, com o preço a 784 iuanes (US$110,11) por tonelada. Por sua vez, o minério de ferro de referência na Bolsa de Cingapura recuou 0,02%, alcançando US$105,3 por tonelada.
A situação atual do mercado
Os futuros do minério de ferro apresentaram uma queda acentuada na semana passada, pois as siderúrgicas diminuíram o ritmo de reabastecimento em preparação para os feriados do Dia Nacional da China, que ocorrerão de 1 a 8 de outubro. Segundo analistas do ANZ, a combinação de uma oferta elevada de aço e uma demanda fraca está pressionando o mercado.
Aumento dos estoques
Os estoques totais de minério de ferro nos portos da China aumentaram 0,29% na semana anterior, totalizando cerca de 132,5 milhões de toneladas em 26 de setembro, de acordo com dados da SteelHome. A corretora Everbright Futures indicou que os atuais níveis elevados de produção de ferro fundido e as fortes chegadas aos portos sugerem que os estoques portuários devem continuar a crescer.
Impactos na produção siderúrgica
Se a demanda por aço continuar a enfraquecer, a redução das margens de lucro das empresas siderúrgicas pode levar a cortes voluntários na produção, resultando em um aumento dos estoques de minério de ferro. No entanto, as operações de alto-forno nas usinas siderúrgicas integradas na China permaneceram robustas. Dados da consultoria Mysteel mostraram que a taxa média de utilização da capacidade dos fornos subiu pela terceira semana consecutiva, alcançando 90,86% na semana de 19 a 25 de setembro, um aumento de 0,51 ponto percentual em relação à semana anterior.