Mercados asiáticos registram queda com tensões geopolíticas

A cautela domina as bolsas da Ásia devido a conflitos entre China e Japão

As bolsas asiáticas fecharam em queda devido a tensões geopolíticas entre China e Japão.

Mercados asiáticos enfrentam queda em meio a tensões geopolíticas

As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta segunda-feira (17), com o ambiente geopolítico oferecendo justificativa para a cautela após tensões entre a China e o Japão. A situação se agravou com alertas de Pequim contra intervenções de Tóquio em relação a Taiwan, o que levou a uma série de reações desfavoráveis no mercado.

Além das tensões geopolíticas, o clima de incerteza também foi acentuado pelas expectativas sobre os resultados da americana Nvidia, que podem oferecer uma atualização sobre a demanda por chips de inteligência artificial (IA). A divulgação de dados econômicos represados nos Estados Unidos também contribuiu para a cautela dos investidores, que se mostram apreensivos com a contração da economia japonesa.

O índice japonês Nikkei recuou 0,10% em Tóquio, encerrando o dia a 50.323,91 pontos. As ações dos setores de turismo e varejo foram especialmente afetadas, refletindo a crescente preocupação com a situação geopolítica. A Japan Airlines e a ANA Holdings apresentaram quedas de 3,75% e 3,35%, respectivamente, enquanto o conglomerado de lojas de departamento Isetan Mitsukoshi viu uma desvalorização superior a 11%.

As ações da fabricante de cosméticos Shiseido e da proprietária da Muji, Ryohin Keikaku, também caíram, registrando recuos de 9,1% e 9,4%, respectivamente. Essa pressão sobre os papéis reflete a importância dos turistas chineses para a economia japonesa, já que, dos 25 milhões de visitantes que estiveram no Japão nos primeiros nove meses do ano, quase um quarto veio da China, conforme dados da Organização Nacional de Turismo do Japão.

No entanto, nem todas as bolsas asiáticas seguiram a tendência de baixa. O índice sul-coreano Kospi subiu 1,94% em Seul, fechando a 4.089,25 pontos, em uma recuperação parcial da queda de quase 4% observada na sexta-feira anterior. Já em outras partes da Ásia, o Hang Seng em Hong Kong cedeu 0,7%, enquanto o Taiex em Taiwan registrou leve alta de 0,2%.

Na China continental, o Xangai Composto apresentou uma queda de 0,46%, a 3.972,03 pontos, e o Shenzhen Composto teve uma leve alta de 0,01%, encerrando a 2.627,98 pontos. A cautela em relação à divulgação atrasada de dados econômicos dos EUA, após o fim da paralisação do governo Trump, também limita o clima nos mercados, já que esses dados devem influenciar as decisões do Federal Reserve (Fed) sobre a taxa de juros.

Na Oceania, a bolsa australiana terminou o pregão perto da estabilidade, com o S&P/ASX 200 registrando uma leve variação de +0,02%, fechando a 8.636,40 pontos. O cenário geral é de cautela, enquanto investidores buscam sinais claros sobre a evolução da economia global e possíveis repercussões das tensões geopolíticas e dos dados econômicos que se aproximam.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: